• Perito Automotivo

Dicas para comprar um carro usado com segurança – Carro Batido


Comprar um seminovo é uma ótima opção, mas um dos grandes medos é comprar um carro que já foi batido.

Na hora de olhar o carro, mesmo que você não tenha uma visão clínica para detectar repinturas, algumas dicas podem ajudar a verificar o estado da carroceria e pintura.

  • Veja o carro a uma distancia de pelo menos 3 metros e por vários ângulos para detectar se existe diferença de tonalidade. Carros na cor prata e branca são os mais suscetíveis a dar diferença de cor quando retocados.

  • Confira o alinhamento de todas as peças da carroceria. Os vãos entre as portas, paralamas, capô, tampa traseira e laterais devem ser simétricos. Na dúvida compare com o outro lado do veículo ou com outro similar.

  • Olhe as borrachas, frisos e guarnições dos vidros. Restos ou marcas de tinta nestes componentes podem indicar repintura.

  • Abra o capô e verifique se o painel frontal possui os adesivos de fábrica. Sua ausência pode indicar que foi trocado.

  • Ainda com o capô aberto, verifique a cabeça dos parafusos que fixam os paralamas e o próprio capô. De fábrica estes parafusos são pintados e se existirem marcas de chave neles, pode ser um indício que foram retirados.

  • Com a ajuda de uma lanterna, ilumine a ponta das longarinas. Veja se elas estão íntegras ou se possuem marcas de solda ou de lanternagem. Verifique também a data de fabricação das peças frontais como faróis, grade, radiador e mangueiras. As datas de fabricação dessas peças devem ser do mesmo ano de fabricação do veículo.

  • Na parte traseira repita os procedimentos da parte frontal. Abra a tampa e verifique os parafusos de fixação, o estado do assoalho e do painel traseiro. Levante o tapete, se necessário retire o estepe e veja se possui alguma marca de reparação na carroceria por baixo desses componentes.

  • Nas laterais do veículo, abra e feche as portas do veículo. Verifique se estão funcionando corretamente, principalmente se estão fechando sem esforço. Olhe as colunas para ver se existe algum sinal de amassado, de lanternagem ou diferença de tonalidade. Caso queira, retire as borrachas das portas para verificar os pontos de solda da carroceria. Eles devem estar alinhados e no mesmo padrão por toda a extensão da carroceria.

  • Se possível veja o veículo por baixo. Um carro com parte do assoalho limpa e outra suja pode indicar algum serviço de reparação. Resquícios de pó branco normalmente escorrem em processo de preparação de lanternagem e pintura e quase nunca são removidos da parte de baixo do carro.

  • Outra verificação importante é puxar o histórico do veículo para saber se o mesmo foi objeto de sinistro por seguradora ou comercializado em leilão. Infelizmente esta informação não consta no site do DETRAN. Somente através de consulta a base de dados privadas ou em empresas de vistoria é possível verificar este histórico.

  • Se mesmo assim persistirem dúvidas, o melhor caminho é contratar uma vistoria especializada.

  • Caso seja de seu interesse, a Perito Automotivo possui uma modalidade de vistoria para quem vai comprar um seminovo e quer saber se ele já foi batido ou retocado. Na vistoria cautelar, tanto o histórico de documentação quanto a parte estrutural e de pintura são analisados para que você possa fazer uma compra segura.

  • Se quiser mais informações acesse: www.peritoautomotivo.com.br

Atendemos na Rua Teixeira Mendes 101, bairro cidade jardim, Belo Horizonte/MG

Fone: (31) 3342.3760

#dicas #dicascompracarro #carrobatido #retoque #repintura

324 visualizações

Peritos

Certificados

Emissão de Laudo Técnico

Inspeção

Criteriosa

Registro

Fotográfico

Perito Automotivo 2020 © Todos os direitos reservados.