• Perito Automotivo

Quilometragem adulterada | Velocímetro voltado | Identificar km original | Belo Horizonte


Infelizmente a prática de adulteração do hodômetro, as vezes conhecida como "voltar o velocímetro", ainda é comum no mercado. Apesar da aparente dificuldade de se adulterar os novos marcadores digitais, diversas pessoas realizam o serviço alterando a marcação no mostrador do painel.

Prática comum até os anos 90, onde os hodômetros eram analógicos e quando as leis ainda não protegiam o consumidor, a adulteração hoje é caracterizada como crime, podendo incorrer no artigo 171 do Código Penal, como crime de estelionato "Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento".

Mesmo assim é possível encontrar atualmente diversos veículos que sofreram adulteração, seja por empresas revendedoras como também por particulares, que esperam obter uma valorização do veículo com uma quilometragem mais baixa.

A adulteração normalmente é feita no mostrador do painel, entretanto, os veículos registram diversos parâmetros em sua central eletrônica, inclusive a quilometragem.

A leitura da central eletrônica é o primeiro caminho a se investigar para detectar se a quilometragem registrada coincide com a mostrada no painel.

Para verificar a central é necessário um scanner automotivo com capacidade de leitura completa dos dados.

Aparelhos mais simples, de leitura de falhas e aplicativos, não acessam essas informações e caso utilizados sem conhecimento podem limpar dados importantes da memória.

A primeira leitura a ser feita é a do número de chassi registrado na memória da central. Caso a mesma tenha sido substituída, a quilometragem informada será a de outro veículo no caso de ser usada.

Cada montadora possui seu próprio software, interface e caminho de verificação.

Além da leitura da central, é possível descobrir a fraude através da pesquisa de histórico de manutenção do veículo, registros de passagens por concessionária, registro nas bases de dados da própria empresa em vistorias anteriores, contato com os antigos proprietários e também através da análise de desgaste dos componentes do veículo.

Em ambos os casos, verificar a informação é a melhor maneira de garantir sua segurança.

#odometro #hodometro #velocimetro #voltarvelocimentro #kmadulterado

419 visualizações

Peritos

Certificados

Emissão de Laudo Técnico

Inspeção

Criteriosa

Registro

Fotográfico

Perito Automotivo 2020 © Todos os direitos reservados.