• Perito Automotivo

Tabela Fipe x Valor de Mercado. Como avaliar um automóvel usado?


Na hora de comprar ou vender um automóvel usado, a primeira pergunta que surge é: Quanto vale este carro? Esta é uma pergunta difícil de responder pois cada carro possui uma característica. A grande gama de modelos e opcionais também influencia na hora de determinar o valor.

Para tentar ajudar a desvendar estes mistérios, preparamos algumas dicas para você:

1 - A famosa Tabela Fipe é a referência de valor usada principalmente pelas seguradoras e financeiras. Por se tratar de uma média nacional dos preços negociados por cada modelo de veículo, estas empresas utilizam esta referência para determinar o prêmio do seguro e também o financiamento sobre o veículo. Isso não quer dizer que o valor do veículo é exatamente aquele determinado na tabela. Por se tratar de grandes empresas, com abrangência nacional, a utilização de um valor médio é mais prática e menos custosa do que solicitar a avaliação individual de cada veículo, considerando o enorme volume de transações que estas empresas realizam diariamente.

2 - Cada carro usado possui uma característica única. Da mesma forma como no ser humano, não existem dois carros usados iguais. Por maiores que sejam as semelhanças, como ano, modelo, opcionais, cor etc, cada veículo é utilizado e mantido de forma diferente. Dois veículos idênticos, vendidos 0km para clientes distintos, terão características privativas à medida que forem utilizados. Um pode rodar estritamente no trânsito urbano enquanto o outro pode ser utilizado mais em estradas. Um pode realizar todas as manutenções previstas no manual enquanto outro não faz as revisões. Um pode sofrer colisão enquanto outro se mantém intacto. A lista de diferenças poderia ser tão grande que não caberia neste post. Por essa razão, cada carro usado deve ser avaliado levando-se em conta sua característica própria.

3 - Como avaliar então um automóvel usado? Partindo-se do princípio que a FIPE é o preço médio, podemos considerar este valor como ponto de partida. A partir dele, uma análise do carro vai determinar com mais precisão seu valor de mercado.

Veículos que sofreram colisão leve ou média terão de um decréscimo de 10 a 20% em seu valor.

Veículos com quilometragem acima da média também terão uma desvalorização entre 10 e 15%. ( A km média utilizada como referência são 15mil km por ano )

Veículos que não sofreram nenhum tipo de colisão, que estão dentro da média de km e que possuem um histórico completo de manutenção, poderão ter seu preço valorado entre 5 e 10% acima da tabela.

Estes percentuais são apenas uma referência, pois além disso vários outros fatores influenciam, como a aceitação de determinado modelo pelo mercado, cor, região do país, custo de manutenção, etc .

4 - Caso ainda persista alguma dúvida, o melhor a fazer é procurar uma empresa especializada para realizar a avaliação. Neste caso será feita uma vistoria no veículo para determinar o seu real estado e uma pesquisa mercadológica do modelo específico e da região em que o carro está sendo negociado. O know-how de um profissional também conta para realizar uma avaliação assertiva.

Em Belo Horizonte, a empresa Perito Automotivo realiza avaliação de veículos, emitindo um laudo sobre o estado e valor de mercado.

Para mais informações, visite nosso site ou ligue : (31) 3342.3760

#fipe #tabelafipe #avaliarautomovel #avaliarseminovo #AvaliarCarro #Avaliação #Serviçodeavaliaçãodecarrousado #Avaliaçãodecarrousado #laudoveicular

20,987 visualizações

Peritos

Certificados

Emissão de Laudo Técnico

Inspeção

Criteriosa

Registro

Fotográfico

Perito Automotivo 2020 © Todos os direitos reservados.