• Jornal do Carro

Vistoria para compra de usado vale a pena


Empresas detectam colisões, repintura, entre outros, para evitar prejuízos na compra de carro usado.

Quem investe em um modelo zero-km paga, também, para ter a segurança que um produto novo supostamente oferece. No caso dos usados, há risco de o veículo ter sofrido colisão ou pendências no documento, nem sempre fáceis de ser identificados. Uma boa solução são as empresas que examinam o histórico e estado do carro por preços que vão de R$ 250 a R$ 450.

A vistoria inclui itens como estrutura da carroceria, tonalidade e espessura da pintura (que permite saber se a lataria recebeu aplicação de massa) e originalidade dos vidros.

A partir da conferência dos números de chassi e motor e da documentação, são pesquisados o histórico e a procedência do veículo. Isso permite identificar modelos que foram roubados ou clonados, têm adulterações ou gravames pendentes, passaram por leilão ou foram recuperados de sucata.

COMODIDADE

A contratação do serviço é simples e rápida. Basta agendar por telefone – o vistoriador vai até o local indicado e o exame é feito em cerca de 45 minutos na vistoria de procedência e 2 horas na vistoria completa.

Após a conclusão do serviço, o especialista entrega um laudo detalhando o estado do veículo e dá o veredicto: aprovado (em perfeitas condições), aprovado com ressalvas (houve colisão e abalo estrutural, mas o reparo foi bem feito) ou reprovado (no caso de sinistro de grande monta).

PERÍCIA PARA TRANSFERÊNCIA É MAIS SIMPLES

A vistoria que checa as condições do carro, chamada de prévia ou cautelar, não deve ser confundida com a outra, exigida por lei para que o veículo possa ser transferido.

A inspeção feita pelo Detran é bem mais simples. Seu objetivo não é verificar o estado de conservação, mas sim a regularidade dos números de chassi e motor e a presença de itens obrigatórios de segurança.


57 visualizações

Peritos

Certificados

Emissão de Laudo Técnico

Inspeção

Criteriosa

Registro

Fotográfico

Perito Automotivo 2020 © Todos os direitos reservados.