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Perito Automotivo

O que é visto na vistoria cautelar? Para que serve a vistoria cautelar?

Atualizado: 5 de mai. de 2021


O serviço de avaliação e vistoria de carros usados é voltado para os clientes que desejam adquirir um veículo usado e querem um parecer de um profissional, neutro na negociação, sobre o real estado do automóvel.



Com uma inspeção minuciosa, realizada por peritos credenciados, o cliente recebe um laudo especificando todos os itens verificados, juntamente com um parecer técnico, impressões e detalhamento de avarias ou defeitos.

Na vistoria completa, são inspecionadas as partes mecânica, elétrica, eletrônica, estrutural e de procedência do veículo. São mais de 250 itens verificados, seguindo um procedimento criterioso, utilizado também em perícia técnica.

São utilizados equipamentos de ponta para auxiliar o perito no diagnóstico de defeitos e também na busca pela informação de originalidade de quilometragem. Utiliza-se scanner eletrônico para rastrear a central eletrônica do veículo, equipamento para medir a espessura da tinta, medidor de sulco de pneus, voltímetro para medir a tensão da bateria e carga do alternador, câmera endoscópica para visualizar locais de difícil acesso, lâmpada infra-vermelha para leitura de marcas de originalidade, além de um sistema informático para decodificação do chassi, número de motor, data de fabricação das peças e códigos de fábrica.

A carroceria é inspecionada em todos os seus pontos em busca de qualquer indício de colisão e recuperação. Em uma batida, por melhor que tenha sido o serviço de reparação, os sinais de fábrica são apagados e substituídos pelo serviço manual executado por um lanterneiro. Desta forma, é possível identificar se algum componente foi recuperado ou trocado, além da verificação da originalidade da pintura em todas as peças, auxiliada pela leitura eletrônica de sua espessura, com a detecção inclusive de massa plástica caso tenha sido utilizada.

Durante a inspeção da carroceria, os códigos de fábrica são verificados e é feita a análise das gravações do chassi, na carroceria e nos vidros, das etiquetas destrutíveis VIS, das plaquetas de identificação, do selo de placa, das placas, do número do motor e dos cintos de segurança, na busca por adulterações ou inconformidades com os dados e padrões da fábrica.

Na parte mecânica é realizada primeiramente uma inspeção visual, em busca de qualquer defeito aparente, como vazamento de fluídos e óleos, estado geral dos componentes, estado das pastilhas de freio, correias, suspensão, escapamento, rodas e pneus e direção. Após a análise visual, a centralina é escaneada para determinar se existe gravação de erro ou defeito e também para confirmar a originalidade da quilometragem mostrada no painel. Depois desta verificação, um teste de funcionamento é iniciado com o veículo ainda estacionado, para examinar o funcionamento do motor, bem como dos agregados, como o ar condicionado, alternador, bomba da direção hidráulica e bomba d`água.

Um teste de rodagem "test-drive" é feito para avaliar o funcionamento geral do veículo e itens como suspensão, freios, direção, câmbio, embreagem, alinhamento, ruídos internos e externos e comandos,

A parte elétrica também é toda inspecionada, com a verificação do funcionamento dos faróis, lanternas, luz de placa, iluminação interna, limpadores de parabrisa, vidros e travas elétricas, alarme, sistema de som e navegação, luzes do painel, comandos, reguladores, retrovisores, teto solar, acionamento de portas e qualquer outro componente que componha o veículo.

Todos os itens inspecionados são fotografados, com destaque para qualquer defeito ou avaria encontrado.

Após a vistoria, todos os dados são inseridos em nosso sistema, juntamente com os comentários e parecer técnico. As informações são confrontadas com as fornecidas pela montadora, pelo Detran, pela BIN e pelo DENATRAN. Se houver qualquer divergência, um alerta é acionado. A pesquisa também abrange a consulta sobre multas e autuações, situação do veículo, IPVA, DPVAT, licenciamento, furto e roubo, impedimentos administrativo ou judicial e comunicado de venda.

A base de dados de leilões e seguradoras é verificada, indicando se o veículo foi adquirido em leilão ou se recebeu indenização de seguradora por perda total. *

Busca-se também o histórico de proprietários para traçar a procedência, desde o momento em que o veículo foi vendido 0km até a data da pesquisa. *

Neste ponto é gerado um laudo completo, com o registro de todas as informações do veículo, dos itens verificados, das avarias ou defeitos encontrados, da pesquisa de documentação, do parecer técnico e das impressões do perito e o registro fotográfico da vistoria.

De posse do Laudo, o(a) contratante da vistoria terá um relatório completo da situação do veículo, para balizar sua decisão e assim efetivar ou não o negócio, com segurança e tranquilidade.

* Algumas informações são sigilosas e não podem ser divulgadas, sendo permitida apenas para consulta.

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