• Blog

Cinco dicas para avaliar um carro usado antes de comprar.


Todo mundo sabe que comprar um carro usado ou seminovo rende uma boa economia. Alguns modelos chegam a perder 20% do valor assim que saem da concessionária. Por isso muitas vezes vale a pena abrir mão daquele cheirinho de carro novo e apostar em um usado. Mas nessa hora é preciso tomar alguns cuidados para não comprar um veículo com defeitos. Veja os cinco pontos mais importantes para a avaliação de um carro usado.

#1 Pintura do carro

O carro tem cinco anos de uso mas a pintura está impecável. Ótimo? Não, é um sinal ruim. Se um carro está com pintura nova fique atento, ele pode ter passado por acidente ou ter tido grandes danos. É comum que o carro não tenha arranhões, mas se tiver pintura nova, ligue o sinal amarelo e preste atenção em todos os detalhes. Além disso, prefira analisar o veículo em um dia de sol, para perceber imperfeições e ondulações na lataria.

#2 Parafusos trocados que indicam batida

Além da pintura, para confirmar que o carro não passou por batida, abra o capô e fique atento a parafusos internos de fixação do painel da grade, que devem ser da mesma cor do veículo. Esses parafusos são colocados por robôs, portanto, é impossível imitar a máquina com precisão – se estivem adulterados você irá notar. Se houver violação, provavelmente o veículo já sofreu acidente. Ainda meça com o dedo o vão entre o capô e o para-lamas. Diferenças gritantes indicam que o capô foi retirado ou que o para-lamas foi trocado.

#3 Interior do carro e suspensão

Veículo com pedais gastos, volante e bancos desgastados com menos de 60.000 quilômetros rodados? Desconfie da veracidade do hodômetro. Na parte de fora do automóvel, balance o carro apoiando as mãos sobre cada para-lama. Se, ao retirar a pressão, o balanço continuar, é que os amortecedores já estão desgastados.

#4 Motor

Essa é a parte mais delicada da avaliação de um carro usado: o motor do veículo. É preciso ter muita cautela, pois fazer um motor custa, em média, mais de R$ 5.000. Fique atento a sinais de vazamento, e questione sobre a manutenção do óleo. Observe também o aspecto do óleo, se estiver muito escuro e abaixo do nível, é provável que o motorista seja pouco cuidadoso. Outro ponto é o aditivo usado na água. Se o proprietário não usava, a prática pode levar ao apodrecimento do cabeçote do motor.

#5 Revisões em concessionária

Vale a pena pagar um pouco a mais para ter um veículo revisado em concessionária. O manual carimbado garante que todas as peças foram trocadas na hora certa e que provavelmente você não terá surpresas futuras. Fique de olho se o automóvel tiver uma revisão muito distante da outra. Existem absurdos onde os intervalos passam de três anos. Isso pode indicar que a quilometragem foi adulterada. A média é que um carro rode 20.000 quilômetros por ano.

Fonte: Pemavel

Autor: Josafa Rohde

Link da fonte: http://pemavel.com.br/os-5-pontos-mais-importantes-na-para-avaliacao-de-um-carro-usado-antes-da-compra/

#Comprar #Avaliação #Vistoria #Carro #carrousado #Seminovo #Carrosseminovos #Dicas #Periciacarrousado #Portalshopping #Portal #Shopping

159 visualizações

Peritos

Certificados

Emissão de Laudo Técnico

Inspeção

Criteriosa

Registro

Fotográfico

Perito Automotivo 2020 © Todos os direitos reservados.